Adaptando-se ao Futuro do Trabalho: Desvendando Mitos e Preparando-se para o Sucesso Profissional

No cenário atual impulsionado pela Inteligência Artificial, surge o “FOBO” (medo de se tornar obsoleto), especialmente entre a Geração Z. A adaptação é crucial diante da mudança, como destacado pelo relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o “Futuro do Trabalho”. A necessidade de adquirir novas habilidades e priorizar o progresso torna-se essencial para a sustentabilidade profissional.

No cenário atual, impulsionado pelo advento do Chat GPT, surgem rumores sobre a substituição de empregos pela Inteligência Artificial (IA). Em meio ao universo de siglas, do FOMO ao JOMO, surge agora o FOBO – “fear of becoming obsolete” (medo de se tornar obsoleto). Este receio, especialmente presente na Geração Z, revela-se um desafio crescente, não apenas para essa geração, mas para todas as faixas etárias, como aponta uma pesquisa recente da Gallup.

A Geração Z, nascida entre meados dos anos 1990 e meados dos anos 2010, demonstra um receio acentuado de que a tecnologia torne seus empregos obsoletos. Contudo, na Escola Catalise!, acreditamos que o avanço tecnológico não implica necessariamente na substituição de empregos, mas sim na urgência de adaptar-se e transformar a abordagem profissional. Essa necessidade de adaptação é crucial para todas as gerações, inclusive para a própria IA.

O relatório recente do Fórum Econômico Mundial sobre o “Futuro do Trabalho” destaca a imperativa necessidade de requalificação dos colaboradores. Nos próximos anos, 44% das habilidades-chave exigirão uma alteração significativa. Essas habilidades englobam competências interpessoais, intrapessoais e tecnológicas. Com o avanço da tecnologia e automação, as habilidades essenciais ganham destaque, reduzindo a ênfase em competências técnicas.

A principal mensagem deste artigo é clara: para enfrentar o futuro do trabalho, todo profissional deve atender a três necessidades fundamentais. Primeiramente, é crucial a urgência em adquirir novas habilidades (upskilling) e requalificação (reskilling). Além disso, priorizar o progresso em detrimento da perfeição torna-se essencial em um mundo em constante transformação. Finalmente, compreender que a sustentabilidade profissional requer adaptação constante.

A Escola Catalise! está atenta a essas mudanças e lança o treinamento “Empower Change!”, capacitando líderes a guiar suas equipes diante desse cenário turbulento e não linear. Torne-se o líder que sua equipe merece e deixe o FOBO no passado, abraçando as oportunidades do futuro do trabalho.