A Importância da Inteligência Emocional no Mundo Corporativo

No mundo corporativo, cada vez mais é frequente ouvir expressões como “excelente habilidade técnica, mas falta inteligência emocional“. Ou então: “preciso melhorar minha inteligência emocional porque meu chefe é desafiador”.

A Inteligência Emocional tem se tornado um tema cada vez mais presente. Estudos demonstram que essa habilidade está positivamente correlacionada com o sucesso profissional. Por exemplo, uma pesquisa conduzida pela TalentSmart, especializada em treinamentos de inteligência emocional, envolvendo mais de um milhão de pessoas, revelou que 58% do sucesso em todas as áreas de trabalho está relacionado à inteligência emocional. Outro estudo da Universidade de Sydney, na Austrália, revelou que a inteligência emocional dos líderes impacta diretamente a satisfação, o engajamento e a produtividade dos funcionários.

Profissionais que desenvolvem sua inteligência emocional têm mais chances de obter resultados positivos em suas carreiras, além de contribuírem para formar equipes engajadas e produtivas.

Mas você sabe o que é Inteligência Emocional? Em termos simples, trata-se da capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e as emoções dos outros. Infelizmente, essa habilidade não é ensinada na escola nem na faculdade. No entanto, é possível aprender, aprimorar e treinar habilidades. A Escola Catalise está aqui para ajudar você nesse processo.

Um dos pioneiros em Inteligência Emocional, o psicólogo Daniel Goleman, descreve seus pilares.

Compartilharemos esses pilares com você:

1. Autoconhecimento: Não podemos gerenciar o que desconhecemos. Como podemos gerenciar nossas emoções se não sabemos identificá-las ou compreender sua origem?
  2. Gestão das Emoções: É importante reconhecermos que temos a capacidade não apenas de identificar, mas também de compreender e gerenciar nossas emoções. Existem várias técnicas para isso.
  3. Empatia: A empatia tem sido muito discutida ultimamente. Ser empático é a habilidade mais importante para lidar com nossos relacionamentos. Não se trata apenas de se colocar no lugar do outro, pois cognitivamente é impossível sentir exatamente o que o outro sente.
  4. Sociabilidade: Você conhece e desenvolve suas habilidades sociais?

Embora pareça simples, não é fácil. Cada pilar envolve técnicas e explicações baseadas em experiência, psicologia e neurociência. É necessário reflexão, observação, paciência e resiliência. No entanto, os resultados são comprovados.

A inteligência emocional é uma habilidade essencial para o crescimento pessoal e profissional de todos nós. No mundo corporativo, ter inteligência emocional é altamente valorizado, pois contribui para a efetividade, produtividade e sucesso profissional. É importante ressaltar que a inteligência emocional pode ser desenvolvida e aprimorada por meio de treinamento, prática e feedback.

Quer saber como? Entre em contato com a Escola Catalise e leve sua empresa a um novo nível!