Seja o líder que você gostaria de ter!

Por:

Todos nós já tivemos pessoas que nos inspiraram ao longo da vida. Se você já trabalhou em alguma empresa, provavelmente tem um exemplo de liderança, alguém em quem você se espelha para ser sua melhor versão. Caso você seja apenas um estudante, alguns professores também passaram pela sua vida e desempenharam esse papel. A questão é: existem líderes que nos inspiram.

Que tal se tornar um deles e inspirar também a sua equipe?

Já abordamos diversos temas relacionados à liderança, como a primeira liderança, a importância da conexão e da comunicação. No entanto, hoje vamos falar sobre o desenvolvimento de uma equipe talentosa, a criação de coesão e amizade com os membros e como fazer com que eles realmente queiram estar sob sua liderança.

Pesquisas comprovam que, na maioria das vezes, o que leva alguém a buscar outra oportunidade de emprego é a falta de conexão com a liderança. Muitas vezes, as pessoas não saem das empresas, elas deixam os líderes.

Se você não quer que isso aconteça, siga estas dicas para se destacar:

  1. Torne-se alguém em quem a equipe confie: É fato que nem todas as informações disponíveis para os líderes podem ser compartilhadas com todos os membros da equipe. Por exemplo, em momentos de reestruturação na empresa. No entanto, os grandes líderes são também comunicadores talentosos. Torne-se um conselheiro confiável e um intérprete organizacional que se comunica com clareza, compartilha o que está acontecendo com honestidade e otimismo moderado, e sempre diz a verdade, mesmo quando é mais fácil não fazê-lo. Quando não for possível compartilhar determinada informação, deixe claro, dizendo: “Não posso falar sobre isso agora, mas prometo que poderemos discuti-lo abertamente em um momento específico no futuro”.
  2. Seja um exemplo de integridade: Estamos falando aqui de integridade, ética de trabalho e respeito. Os melhores líderes demonstram o maior respeito pelas habilidades, conhecimentos e até mesmo oportunidades de melhoria dos membros de sua equipe. Além disso, evite fazer promessas que não possa cumprir (por exemplo, nunca prometa uma promoção se ainda não estiver aprovada) e, quando fizer uma promessa, cumpra-a. Como líder de uma equipe, você se torna um verdadeiro mentor, e a melhor maneira de ensinar alguém é demonstrar integridade e viver com ética e respeito diariamente.
  3. Seja inclusivo: Um ambiente inclusivo reconhece as experiências e perspectivas únicas que cada indivíduo traz para a mesa. Priorize a criação de um ambiente assim como líder. Para isso, eduque-se sobre os conceitos básicos de inclusão, esteja sempre disposto a aprender e mostre interesse pelas experiências e sentimentos dos membros de sua equipe. Aprofunde seu compromisso com a inclusão e invista em seu próprio aprendizado. Seja curioso em relação às experiências de seus funcionários e questione suas suposições sobre a força de trabalho, sendo implacavelmente inclusivo.
  4. Incentive o treinamento e desenvolvimento de sua equipe: Estudos da Harvard Business Review mostram que os funcionários que estão aprendendo no trabalho experimentam menos ansiedade e estresse, além de serem mais éticos. Que tal planejar aprender algo novo a cada semana? Reserve alguns minutos em um encontro semanal para que cada pessoa compartilhe algo que aprendeu. Além dos treinamentos convencionais da empresa, o desenvolvimento pode ser uma ferramenta motivacional poderosa.
  5. Mantenha a mente aberta: Os melhores líderes são conhecidos por assumir riscos e apoiar sua equipe, mesmo quando as coisas não dão certo. Eles veem o fracasso como uma oportunidade de aprendizado. Mostre que errar é humano e que você também comete erros. Quando isso acontecer, esteja próximo de sua equipe na busca por soluções.
  6. Ajude-os a amar o trabalho: A responsabilidade social corporativa é mais do que apenas uma tendência, e o líder desempenha um papel vital na comunicação da importância disso para sua equipe. Alguns dados comprovam isso: 70% dos funcionários dizem que não trabalhariam para uma empresa sem um propósito declarado. Estudos mostram que 90% dos funcionários que trabalham em empresas com um forte senso de propósito se sentem mais inspirados, motivados e leais. Além disso, 92% dos funcionários que trabalham em uma empresa com um senso de propósito são mais propensos a recomendar seu empregador para pessoas em sua rede que estão procurando um emprego (fonte: Linkedin). Compartilhe as metas de sua organização, o propósito, a missão e mostre como tudo se conecta.
  7. Seja um excelente mentor: Líderes excepcionais reconhecem que funcionários talentosos não surgem do nada. As conquistas de sua equipe resultam de um investimento de tempo, atenção e recursos. É por isso que os melhores líderes vão além de suas próprias descrições de trabalho e se tornam instrutores, conselheiros e treinadores compassivos. Vá além do papel de “chefe”. Ouça seus colaboradores quando eles compartilharem problemas pessoais e profissionais, compartilhe sua jornada de carreira, desde os momentos de sucesso até as lições aprendidas. Crie conexões. Seja alguém que se importa o suficiente para enxergar os funcionários como seres humanos completos, não apenas como recursos orçamentários. Reconheça sua humanidade.
  8. Seja divertido e bem-humorado: Pesquisas mostram que se divertir no trabalho melhora os laços que sustentam a lealdade, o comprometimento e a retenção dos funcionários. Não seja a pessoa que fala apenas sobre trabalho o tempo todo. Viva uma vida interessante, tenha hobbies, aproveite seu tempo fora do trabalho e compartilhe as coisas boas, sua felicidade e suas experiências de vida com a equipe. As pessoas apreciarão sua autenticidade, o que pode diferenciá-lo como gerente. A força de trabalho atual deseja mais do que apenas um trabalho.

Este artigo abordou apenas alguns pontos relacionados à liderança, pois a lista é extensa e cada pessoa deve criar seu próprio estilo. Não adianta tentar ser alguém que você não é.

A originalidade e a autenticidade nunca saem de moda, mesmo ao seguir conselhos. Ninguém disse que seria fácil, mas não precisa ser difícil. Aproveite a jornada da liderança, ela pode ser verdadeiramente gratificante.

E, é claro, se você precisa potencializar a liderança em sua empresa, conte com a Escola Catalise! Temos uma trilha de liderança e conteúdos personalizados para atender a todas as necessidades.

Compartilhe:
NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos catalisadores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT