Aprimore suas habilidades de comunicação: dicas e importância

Se tem uma habilidade comum para todas as áreas, funções, hierarquias e idades, é a comunicação. Saber se comunicar envolve a habilidade de expressar ideias e sentimentos de maneira clara e eficaz, de forma a se fazer entender e compreender os outros. Essa habilidade é extremamente importante em diversas áreas da vida, como nos relacionamentos pessoais, no ambiente de trabalho e nos estudos. A comunicação costuma fluir muito bem quando está tudo correndo da forma como esperamos. Mas e quando as coisas não vão bem? E quando você precisa dar um feedback construtivo, corrigir uma rota… ter uma conversa difícil? Um dos princípios fundamentais nestas situações é sair da amargura e comunicar-se com respeito, empatia e sem violência. E é deste princípio fundamental, comunicação não violenta, que falaremos neste artigo. Mas antes, veja a importância da comunicação para a sua vida: Pesquisas apontam que a falta de habilidades de comunicação é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas enfrentam problemas em suas relações pessoais e profissionais. Por exemplo, um estudo realizado pela consultoria McKinsey mostrou que 70% dos problemas em empresas são causados por falhas na comunicação. Além disso, outras pesquisas sugerem que as habilidades de comunicação estão diretamente relacionadas ao sucesso profissional. Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Universidades e Empregadores dos Estados Unidos revelou que a capacidade de se comunicar verbalmente é uma das habilidades mais procuradas pelos empregadores, juntamente com a capacidade de trabalhar em equipe e de tomar decisões. Outra pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que as habilidades de comunicação são essenciais para o sucesso em cargos de liderança. Os líderes que se comunicam bem são capazes de inspirar e motivar suas equipes, além de terem mais facilidade para negociar e resolver conflitos. Ou seja, saber se comunicar de forma clara e eficaz é uma habilidade crucial para o sucesso pessoal e profissional. Agora que já estamos convencidos da importância da comunicação, segue aqui algumas dicas catalisadoras: Observe e não julgue as pessoas. Coloque-se no lugar do outro, procure compreender seus motivos. Trate as outras pessoas como gostaria de ser tratado; escute com empatia: Comunicar não é somente falar. Lembre-se que devemos escutar as observações, sentimentos e necessidades das outras pessoas, independente das palavras que elas usem para se expressar. Perceba como você se sente nas situações estressantes e lembre-se da SUA responsabilidade pessoal: usar frases como “Eu tenho que fazer isso” ou “Você me faz sentir culpado” só nos distancia da verdade de que nós — e apenas nós mesmos — somos responsáveis pelos nossos pensamentos, sentimentos e atos. Use a empatia em todos os seus relacionamentos, seja para falar ou ouvir a outra pessoa; Se ouvir algo negativo, respire fundo e ainda assim, trate as pessoas com empatia e cordialidade, mas não guarde ressentimentos; Fale o que pensa de uma maneira mais branda; Cuidado ao expressar sentimentos: Somente você é responsável pelos seus sentimentos. Ao expressar qualquer tipo de sentimento, entenda que ninguém é responsável pelo seu sentimento além de você mesmo. As ações de terceiros podem servir de estímulo para o que você sente, mas elas não são a causa para você sentir algo bom ou ruim. Deixe de lado a autodefesa e o contra-ataque: achar que somos responsáveis pelos sentimentos dos outros corresponde a uma escravidão emocional. Seja sempre honesto consigo e com os outros; Busque a confirmação: Demonstre que você tem interesse, confirme se entendeu a mensagem da forma correta. A boa notícia é que, como qualquer outra habilidade, a comunicação pode ser aprendida, treinada e aprimorada. É um tema bastante extenso e que nunca sai de moda. A Escola Catalise! tem experiência comprovada em diversos conteúdos de comunicação, que passam por Storytelling, comunicação não violenta, escutatória… tudo customizado para a necessidade da sua equipe. Interessou? Chama a Escola Catalise!