APRIMORE SUA COMUNICAÇÃO: Dicas Catalisadoras para Conversas Difíceis e Feedbacks Construtivos

Se há uma habilidade comum a todas as áreas, funções, hierarquias e idades, é a comunicação. Saber se comunicar envolve a capacidade de expressar ideias e sentimentos de maneira clara e eficaz, sendo compreendido e compreendendo os outros. Essa habilidade é vital em diversas áreas da vida, desde os relacionamentos pessoais até o ambiente de trabalho e estudos.

A comunicação flui bem quando tudo está conforme o esperado. Mas, o que acontece quando as coisas saem do controle? Como agir ao dar um feedback construtivo ou ao ter uma conversa difícil? Um dos princípios fundamentais nessas situações é manter o respeito, empatia e evitar qualquer tipo de violência. É sobre esse conceito, a Comunicação Não Violenta (CNV), que vamos falar neste artigo.

A Importância da Comunicação

Pesquisas indicam que a falta de habilidades comunicativas é uma das principais razões para problemas tanto nas relações pessoais quanto nas profissionais. Um estudo da consultoria McKinsey revelou que 70% dos problemas nas empresas surgem de falhas na comunicação. Além disso, pesquisas apontam que essas habilidades são essenciais para o sucesso profissional.

Por exemplo, a Associação Nacional de Universidades e Empregadores dos EUA constatou que a capacidade de se comunicar verbalmente é uma das competências mais desejadas pelos empregadores, ao lado da habilidade de trabalhar em equipe e tomar decisões. Um estudo da Universidade de Harvard também revelou que líderes que se comunicam bem conseguem inspirar, motivar e negociar melhor, além de resolver conflitos com maior facilidade.

Dicas Catalisadoras para Melhorar a Comunicação

Agora que já sabemos da importância da comunicação, aqui estão algumas dicas práticas para você aprimorar essa habilidade:

1. Observe, não julgue: Coloque-se no lugar do outro e tente compreender seus motivos.
  2. Trate os outros como gostaria de ser tratado: Escute com empatia. Comunicar não é só falar, é também ouvir sentimentos e necessidades alheias.
  3. Assuma responsabilidade pelos seus sentimentos: Evite frases como “Eu tenho que” ou “Você me faz sentir culpado.” Lembre-se de que você é responsável por seus próprios pensamentos e emoções.
  4. Use a empatia em seus relacionamentos: Seja para falar ou ouvir, mantenha sempre o respeito e a cordialidade, mesmo em situações negativas.
  5. Expressar sentimentos com cuidado: Ninguém é responsável pelos seus sentimentos além de você. As ações dos outros podem ser estímulos, mas não causas.
  6. Evite autodefesa e contra-ataques: Responsabilizar-se pelos sentimentos dos outros gera uma “escravidão emocional.” Seja honesto consigo e com os outros.
  7. Busque confirmação: Demonstre interesse e confirme se entendeu corretamente a mensagem.

Conclusão

A boa notícia? Assim como qualquer outra habilidade, a comunicação pode ser aprendida e aprimorada. E é um tema que nunca sai de moda. A Escola Catalise! tem vasta experiência em desenvolver conteúdos sobre comunicação, como Storytelling, CNV(comunicação não violenta), escutatória e muito mais, tudo customizado para as necessidades da sua equipe.

Interessado? Entre em contato com a Escola Catalise!A gente te ajuda!