A Importância do Branding Pessoal: Construa Sua Marca para o Sucesso

A Importância do Branding Pessoal: Construa Sua Marca para o Sucesso

Você sabe o que é Branding? Trata-se da estratégia de gestão de uma marca com o objetivo de torná-la mais presente, conhecida, reconhecida e admirada pelo seu público-alvo. Dessa forma, a marca se torna mais relevante no momento da tomada de decisão de compra.

E você sabia que também existe o branding pessoal? Sim, é verdade. A sua marca pessoal está sendo construída, quer você queira ou não, de forma consciente ou inconsciente, de maneira passiva ou ativa. E isso é extremamente importante.

Saiba neste artigo o significado e a estratégia por trás do Personal Branding, que visa fortalecer sua marca no mercado, tornando-a reconhecida, admirada e decisiva na hora da compra.

Veja os dados abaixo:

Em apenas 5 segundos, uma pessoa forma uma impressão e julgamento sobre outra.

Um estudo do Linkedin revelou que profissionais com um forte marketing pessoal têm maiores chances de serem contratados e promovidos. Enquanto 50% desses profissionais despertaram o interesse de novos empregadores, apenas 14% daqueles que não investiram nessa prática tiveram a mesma oportunidade.

Uma pesquisa da CareerBuilder também destaca essa importância: 57% dos empregadores têm menos probabilidade de entrevistar candidatos que não possuem uma presença online. Para as empresas, isso não é diferente – de acordo com a HubSpot, empresas com um marketing pessoal forte geram um retorno para os acionistas 11 vezes maior do que seus concorrentes. Entendendo assim, a importância de ter uma presença online sólida.

Outro estudo da CareerBuilder revelou que 70% dos empregadores utilizam as redes sociais para pesquisar candidatos antes de tomar uma decisão de contratação. Ter uma marca pessoal forte e positiva online pode aumentar significativamente as chances de ser contratado.

De acordo com um relatório da empresa de recrutamento de executivos Korn Ferry, 84% dos executivos acreditam que a construção de uma marca pessoal forte pode ajudar a alcançar objetivos de carreira.

Um estudo realizado pela Universidade de Columbia descobriu que as pessoas que investem na construção de uma marca pessoal forte ganham, em média, 7% a mais do que seus colegas que não o fazem.

Segundo a revista Forbes, ter uma marca pessoal forte pode criar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, especialmente em setores altamente concorridos.

Um estudo da American Marketing Association constatou que a construção de uma marca pessoal forte pode levar a níveis mais elevados de satisfação profissional e pessoal.

Portanto, ter um diploma universitário não é mais garantia de recolocação no mercado de trabalho, nem de uma carreira de sucesso. Hoje em dia, as pessoas desejam recomendar, se relacionar e fazer negócios com aqueles em quem confiam, e você precisa ser capaz de demonstrar o seu valor. É melhor que isso seja feito de maneira intencional, consciente, estratégica e efetiva. Concordam?

A forma como “nos vendemos” e como somos vistos é fundamental para construir nossa credibilidade. Devemos sempre estar atentos à nossa postura, modo de falar, expressões faciais e, afinal, temos que lidar com os preconceitos inconscientes das outras pessoas. Cada vez que alguém ouve nosso nome, imediatamente traz à memória o conceito associado ao nosso trabalho, competência, habilidades e caráter, utilizando essas referências para julgar se somos pessoas confiáveis ou não.

Jorge Menezes, autor do livro “Transformando Networking em Negócios”, reforça a importância do Personal Branding ao afirmar: “Quando as pessoas entram em contato conosco pela primeira vez, elas tentam encontrar um espaço em seu modelo mental para encaixar nosso nome e o que podemos oferecer. Portanto, precisamos ser vistos pelas pessoas como especialistas naquilo que fazemos, a fim de sermos recomendados sem medo, fortalecendo assim nossa imagem pessoal no mercado”.

E tem mais: o Personal Branding também é de grande importância para as empresas. Ao falar sobre EVP (Employee Value Proposition), é essencial que haja coerência entre a imagem dos colaboradores e a missão da empresa. Os colaboradores são frequentemente a vitrine das empresas e, com um Personal Branding adequado, o ambiente corporativo se torna muito mais atraente para possíveis candidatos.

Por último, deixo aqui uma regra de ouro: Mantenha a consistência. É crucial manter a consistência em todos os aspectos da sua marca pessoal, desde a imagem visual até a forma como você se comunica com os outros. Isso ajuda a criar uma imagem forte e memorável que as pessoas associam a você e à sua área de atuação.

Construir uma marca pessoal forte pode parecer um desafio, mas a Escola Catalise está aqui para te ajudar! Potencialize o poder da sua marca pessoal.

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