Como desenvolver o seu Mindset?

Atualmente todos os cursos de transformação comportamental e desenvolvimento corporativo, ouvimos a palavra Mindset.

Mas afinal,você sabe o que isso significa essa palavra?

Mindset é uma palavra em inglês que se refere ao conjunto de crenças, atitudes e perspectivas que uma pessoa tem em relação a si mesma, aos outros e ao mundo ao seu redor. É a maneira como uma pessoa pensa e encara os desafios da vida, incluindo suas capacidades e limitações.

A forma como vemos a vida tem muita ligação com a forma com que fomos criados e informações que consumimos.

O livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, de Carol Dweck, traz o conceito de que existem dois tipos de Mindset: Fixo e de Crescimento. O mindset fixo é aquele em que a pessoa acredita que suas habilidades e talentos são inatos e imutáveis, e que não podem ser desenvolvidos ou melhorados. Já o mindset de crescimento é aquele em que a pessoa acredita que suas habilidades e talentos podem ser desenvolvidos e aprimorados por meio de esforço e prática.

Mas seria muito triste se nossa vida estivesse mesmo fadada a ser comandada por um Mindset, não acha? Então trago aqui boas notícias: Isso pode mudar! Ou seja, a performance em todas as áreas da vida podem ser melhoradas com a mudança de mindset. Afinal, não nascemos com um set de habilidades determinadas geneticamente. Ufa!!!!

Nós da Escola Catalise! acreditamos que nosso objetivo deve ser sempre buscar o mindset de crescimento em todas as áreas da nossa vida. Para isso, devemos focar sempre na solução e não no problema. A primeira sugestão é que você abrace todos os desafios e situações como oportunidades de crescimento.  Sabemos também que não é tão simples e pode ser um processo desafiador, mas é possível com dedicação e esforço. Quer saber como?

Abaixo listamos algumas dicas catalisadoras:

• Reconhecer o mindset atual: Pergunte a si mesmo quais são suas crenças limitantes e em que situações elas costumam se manifestar.
  • Praticar a autoconsciência: observe seus pensamentos e emoções e analise como eles influenciam suas ações.
  • Desenvolva uma mentalidade de crescimento: Pratique a mentalidade de crescimento lembrando-se de que o fracasso pode ser uma oportunidade para aprender e crescer.
  • Estabeleça metas e objetivos: Certifique-se de que suas metas sejam desafiadoras o suficiente para mantê-lo motivado, mas não tão difíceis que sejam inatingíveis.
  • Pratique a resiliência: Pratique a resiliência ao enfrentar desafios e aprender a superá-los em vez de desistir.
  • Busque novas experiências e aprendizados: Experimente coisas novas e desafie-se a sair da sua zona de conforto.
  • Tenha uma atitude positiva: Procure o lado positivo das situações e evite se concentrar nos aspectos negativos.

Mudar o mindset é um processo contínuo e leva tempo e prática. Com o tempo, você pode desenvolver um mindset mais positivo e de crescimento, o que pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos e realizar seu potencial máximo.

A Escola Catalise! conta com diversos workshops que ajudam no processo de mudança de Mindset. Protagonismo, Autoconsciência, Inteligência Emocional, Feedback… são inúmeras as oportunidades para que você, e a sua empresa, atinjam o máximo potencial com uma atitude mental positiva. Interessou? Chama a Escola Catalise!