Como reduzir as distrações e potencializar a sua produtividade

Como reduzir as distrações e potencializar a sua produtividade

Uma pessoa comum olha o celular em média 150 vezes por dia! 150, dá para acreditar?

Imagine que a cada olhada você gaste 1 minuto, o que certamente está subestimado, no final do dia você teria perdido 150 minutos, ou seja, 2 horas e meia do dia, ou 5% dele.

Poderia ser algo irrelevante, caso estivéssemos com tempo sobrando, mas acredito que essa não é a realidade por aí, acertei? Definitivamente não estou com tempo sobrando por aqui!

E quantas vezes não vamos à academia, ou não começamos um novo hobby, ou até mesmo um novo projeto por falta de tempo? E realmente acreditamos que não temos tempo! É algo tão enraizado no nosso subconsciente, tão automático, que parece insanidade ouvir alguém dizer que a falta de tempo não é real, que ela é apenas uma cortina de fumaça criada por nós mesmos.

Mas sabe o que é insanidade mesmo? “Fazer as mesmas coisas esperando resultados diferentes”, e não fui eu que disse isso não, foi o Einstein.

Claro, o mundo pós digital não dá trégua. O volume de informações, distrações e tentações aos quais somos expostos diariamente são praticamente infinitos. E isso traz uma ansiedade dramática, pois parece que não estamos conseguindo acompanhar o ritmo das mudanças e evoluções.

Agora reflita: você precisa saber tudo sobre tudo? E aquele vídeo do Tik Tok, você realmente precisa ver? Precisa assinar todas as newsletters que encontra pela frente? Precisa entrar no insta todas as vezes que recebe notificações? Precisa passar horas rolando o Pinterest em busca de inspiração para trocar a decoração da casa ou dar um up no visual? Ou vendo as promoções on-line?

Esses são apenas alguns ínfimos exemplos das interrupções e distrações que estão corroendo a nossa consciência e matando a nossa produtividade. Mas sabe o pior? Estamos viciados nessas distrações, pois elas liberam Dopamina, neurotransmissor do prazer e da motivação.

Mas nem tudo está perdido. É possível vencer essas tentações do mundo moderno e resgatar a produtividade que te levará ao próximo nível de resultados e realização pessoal.

Quer saber como?

Coloque em prática essas dicas simples e práticas e me conta o que você acha!

⦁ Defina blocos de tempos em sua agenda para as atividades realmente importantes, ou seja, aquelas que irão contribuir para o atingimento dos seus objetivos pessoais e profissionais. Isso significa bloquear a agenda para fazer um planejamento, benchmark, networking, estudos, trabalhar em um projeto especial, etc.
⦁ Elimine as notificações das Redes Sociais e Apps. Isso diminui a tentação de olhar o celular cada vez que ele apita “novas notificações”.
⦁ Se quiser dar um passo além tire o celular do seu raio de visão enquanto estiver no momento de foco. Um método que funciona bem para esse tipo de ação é o Pomodoro, que estabelece ciclos de 25 minutos de foco seguidos de 5 minutos de descanso. O importante é não olhar o celular no seu momento de concentração.
⦁ Limite a sua disponibilidade. Parece contrário a tudo o que ouvimos sobre estar disponível para as pessoas, mas se bem aplicado não é. A ideia é pedir para que as pessoas consolidem as dúvidas e pontos não urgentes para falar em um momento pré-planejado, evitando que elas te interrompam a cada instante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT