Construindo Pontes de Empatia: onboarding bem feito

O primeiro dia de aula da minha filha marcou o início de um novo capítulo, agora no Ensino Fundamental 2 e em um prédio novo na mesma escola. A ansiedade era nítida, tanto para os pais quanto para as crianças. Onde será minha sala? Quem será minha professora? Quem são meus colegas? Onde fica o banheiro? Quando é o recreio? Perguntas inquietantes na mente de uma menina de 10 anos, cheia de sonhos.

Refletindo sobre isso, percebi como esse cenário se assemelha ao primeiro dia em um novo emprego. Um novo ano escolar e a recepção de um novo funcionário compartilham a incerteza e a empolgação. Ao entrar em uma nova empresa, somos apresentados à equipe, às instalações, aos processos e aos horários. A expectativa de ser aceito e a preocupação com a integração são comuns a ambos os contextos.

Assim como a figura do professor é crucial para minha filha nesse momento, a presença do líder é essencial para quem se junta à equipe. Seria maravilhoso se todos fossem recebidos da mesma maneira acolhedora que minha filha experimentou em seu primeiro dia de aula. Não estou me referindo apenas aos programas de integração corporativa, mas sim à recepção humanizada proporcionada pelos líderes e colegas de trabalho, destacando a importância do acolhimento.

Outra reflexão que surge é: qual é a nossa responsabilidade ao receber um novo colega de trabalho? Frequentemente, falamos sobre empatia, mas muitos acreditam que preparar toda recepção para um novo integrante do time é uma responsabilidade somente do líder. Mero engano. Toda equipe deve se preocupar, acolher e se colocar no lugar de quem está chegando. Fazendo aqui o comparativo, expliquei para a minha filha hoje sobre a importância da gentileza, da apresentação e do cuidado genuíno com quem chega pela primeira vez na escola. Gentileza gera gentileza, não é mesmo? Não precisa esperar que alguém peça: viu um coleguinha no canto, sozinho… por que não chamar para brincar junto, oferecer ajuda?

Pensando nisso tudo, reuni aqui algumas práticas que podem ser adotadas por qualquer pessoa, independentemente do nível hierárquico, segmento ou função.

• Grupo de WhatsApp: Adicione o novo colaborador ao grupo de WhatsApp um dia antes do primeiro dia de trabalho. Mensagens de boas-vindas podem esclarecer dúvidas e até mesmo combinar um café da manhã no primeiro dia.
  • Recepção em equipe: No primeiro dia, tente garantir que toda a equipe esteja presente para receber calorosamente o novo colaborador. A sensação de estar sozinho no primeiro dia pode ser desconfortável.
  • Mesa pronta: Garanta que a mesa do novo colaborador esteja organizada, com uma cadeira confortável e, se possível, um pequeno mimo (como um chocolate) e um cartão de boas-vindas assinado pela equipe.
  • Material de trabalho: Disponibilize canetas, material de escritório e caderno na mesa do novo colaborador, tornando a chegada mais acolhedora.
  • Mentoria de chegada: Designe alguém da equipe para ser o “mentor da chegada”, auxiliando com acessos, senhas e conexões, facilitando a adaptação.
  • Neutralidade: Evite falar ao novo colaborador sobre quais departamentos são mais agradáveis. Permita que ele forme suas próprias impressões, pois a experiência pode ser diferente para cada pessoa.

Estas são apenas algumas sugestões que, quando combinadas com os programas de integração da empresa, garantem uma conexão empática com quem está ingressando.

Que todos tenhamos um ano incrível!

Compartilhem outras boas práticas nos comentários.