Metodologia Scrum no RH

Metodologia Scrum no RH

Nesse artigo vamos explorar o que é a Metodologia Scrum, quais as vantagens em aplicá-la no dia a dia do seu time de RH.

A Metodologia SCRUM pode ter nascido no universo tech, mas hoje já não se limita a ele, impulsionada pela transformação digital e pela popularidade crescente das empresas de tecnologia, pouco a pouco a metodologia ágil atingiu outros setores e funções.
Hoje, está transformando a forma como as organizações contratam, desenvolvem, e gerenciam as equipes: é a metodologia ágil para Recursos Humanos.

Em um mundo onde a inovação tornou-se um imperativo estratégico para a maioria das empresas, promover mudanças para um departamento de Recursos Humanos mais ágil e produtivo é, inclusive, um fator de vantagem competitiva.

Nessa nova era digital, a área de RH precisa de estar alinhada às tendências tecnológicas para evoluir de um papel operacional para outro mais analítico e estratégico nas organizações.

Não basta saber o que é metodologia ágil. Hoje, a metodologia ágil vai muito além dos times de desenvolvimento de software e pode ser implementada em qualquer setor. Inclusive, já existe um Manifesto Ágil no RH, que tem como base os seguintes valores:

  • Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas
  • Transparência mais do que sigilo
  • Adaptabilidade mais do que prescrição
  • Inspiração e comprometimento mais do que gestão e retenção
  • Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas
  • Ambição mais do que obrigação

É possível tangibilizar esses valores ao mapear os fluxos de trabalho do departamento de Recursos Humano e categorizar diferentes processos. Considere, por exemplo, esses valores nos seguintes processos:

  • Rede colaborativas na organização do organograma da empresa;
  • Transparência nos planos de comunicação interna;
  • Motivação intrínseca na gestão de desempenho;
  • Adaptabilidade profissional no recrutamento interno;

Entre muitos outros contextos.

No método tradicional, é comum utilizar o treinamento corporativo apenas para desenvolver habilidades relacionadas apenas a níveis de performance no exercício de uma função específica dentro do escritório.

Já nas empresas ágeis, se forma um ambiente de aprendizado constante, independente da sua área de atuação. Ou seja, aproveita-se muito mais as diferentes habilidades que um funcionário tem a oferecer do Rh a Diretoria.

Se você chegou até aqui e acredita que a metodologia ágil pode de fato aprimorar os processos na sua empresa, no seu time, em você. Entre em contato conosco e conheça o nosso HR Scrum, um programa on demand feito para as necessidades especificas empresa a empresa. Agende um bate papo conosco aqui mesmo pelo site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT