Quais as diferenças entre o treinamento corporativo e educação corporativa?

Quais as diferenças entre o treinamento corporativo e educação corporativa?

Ultimamente o assunto educação corporativa teve muito destaque dentro das organizações como uma forma de promover o desenvolvimento humano e comportamental no ambiente corporativo.

Mas ainda há certa confusão na hora de diferenciar um treinamento da educação corporativa e outros treinamentos que acontecem desde sempre na empresa por meios de gestores ou pessoas da área do desenvolvimento da empresa.

Abaixo listamos algumas dessas diferenças entre essas duas práticas.

O treinamento corporativo trabalha as competências individuais já a educação corporativa trabalha as competências críticas do negócio.

Um bom treinamento é voltado para as competências individuais de forma personalizada, ou seja, você vai estar literalmente treinando alguma habilidade, geralmente que tenha relação com o seu posto de trabalho.

Já no caso da educação corporativa você vai estar trabalhando as competências como um todo, não interessa aqui que você fique restrito ao seu ambiente de trabalho, por exemplo.

O treinamento, como o próprio nome já nos remete, vem para treinar algo, já a educação corporativa vem para ensinar algo! 

A ênfase nas necessidades pontuais dos colaboradores individualmente, enquanto a educação corporativa terá a ênfase nas necessidades estratégicas contínuas da própria companhia.

No treinamento vai ser trabalhado as necessidades pontuais daqueles funcionários, por exemplo, se a equipe está passando por um problema, uma mudança ou uma nova fase, vai ter um treinamento para que cada pessoa consiga superar ou aprimorar aquela necessidade.

Foco em melhorar as habilidades e competências vs Foco no aumento da competitividade e produtividade.

O treinamento corporativo busca melhorias a um curto espaço de tempo,  a empresa já espera que de alguma forma que o funcionário seja mais produtivo ou que tenha realmente melhorado sua postura pós treinamento.

Já na educação corporativa ajudará os colaboradores a passar por mudanças a médio e longo prazo. A reeducação de uma equipe  é um processo, por isso é sempre pensado a longo prazo. 

A constante mudança no mundo corporativo, de pessoal, de processos, de metas, e objetivos leva muitas organizações a buscar e considerar empresas como nós da escola catalise para desenvolver seus colaboradores ao longo do tempo. 

Visite nosso site, veja nossas soluções e trilhas de treinamentos corporativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT