Os 5 principais problemas na hora de encontrar um líder para sua equipe.

Os 5 principais problemas na hora de encontrar um líder para sua equipe.

O processo de contratação da liderança da sua equipe,para qualquer área, não é uma tarefa simples. Avaliar profissionais com características e atributos diferentes, a fim de encontrar o que mais se encaixa com a necessidade da empresa, requer uma criteriosa análise de perfil por parte do recrutador. 

Este desafio se torna ainda maior quando buscamos por um profissional de liderança, ou nível hierárquico alto. Portanto, visando te ajudar a simplificar este processo, decidimos citar 5 potenciais problemas que você precisa ficar atento na hora de buscar/contratar um líder de times.

1 – Liderar é agir! 

A primeira coisa que precisamos fazer na hora de contratar um líder é olhar para as ações que ele teve ao longo da carreira. 

Muitas vezes conversamos com profissionais que na teoria suprem as expectativas que criamos, porém, na prática, ficam devendo. Uma trajetória sólida e produtiva pode te auxiliar a contratar o profissional certo para liderar o seu time! 

2 – Ser inspirador! 

O segundo tópico está associado diretamente ao primeiro, afinal quem não se inspira em um profissional que faz acontecer? Porém, ser eficiente/produtivo não garante que sejamos pessoas inspiradoras. 

Contratar um profissional que seja, além de produtivo e eficiente, empático, proativo, assim como outras características humanas, pode te ajudar a desenvolver um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Ou seja, contrate pessoas que inspire seu time a ser melhor não só como profissionais, mas também como pessoas. 

3 – Fome de desenvolvimento. 

Um bom líder entende que o desenvolvimento é algo progressivo, e muitas vezes infinito, afinal sempre podemos aperfeiçoar e evoluir uma determinada característica pessoal ou profissional. 

Contratar um profissional que busca constantemente por desenvolvimento, pois reconhece que isto é determinante para desenvolver outras pessoas, pode garantir que você contrate um líder que sabe extrair e aprimorar as habilidades da sua equipe, otimizando o recurso humano da sua empresa e potencializando os resultados gerados.

4 – Nada está escrito na pedra! 

Um bom líder reconhece que não existe uma verdade única e que tudo está constantemente em evolução. A capacidade de se reinventar e buscar por novas formas de executar determinados processos são características vitais para um bom profissional de liderança

Outro fator que você precisa estar atento é que o tempo de mercado não garante o resultado a ser gerado. Muitas vezes procuramos por um profissional com anos de experiência para cargos de liderança, no entanto, é importante garantir que este profissional reconheça que o que fez sucesso antes, talvez não faça novamente, e que ele esteja sempre antenado às mudanças e evoluções que possam contribuir positivamente para o resultado do negócio. 

5 – Representar os valores da empresa. 

Por fim, não existe um processo absoluto na hora de contratar um líder, a sua necessidade e realidade de negócio é o que deve direcionar quais características e aptidões este profissional deve possuir para assumir este cargo. 

Um líder é mais que um gerador de resultados, ele é responsável por desenvolver e ser exemplo para o time, além de representar diretamente a sua marca, portanto devemos sempre considerar os valores e a missão da empresa na hora de buscar por um profissional de liderança. 

Ainda precisa de ajuda? 

Nossa escola de transformação comportamental possui diversos cursos e trilhas que poderão ajudar no treinamento e desenvolvimento da sua liderança. Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT