Quais os principais atributos para se julgar um bom treinador de times

O treinador de time corporativo, seja ele comercial, vendas, marketing ou qualquer outro, é peça determinante para o sucesso da operação. No entanto, este profissional precisa ter uma série de características pessoais e profissionais para conseguir executar um bom trabalho.

Hoje falaremos sobre alguns dos principais atributos que precisamos considerar na hora de julgar um bom treinador de time corporativo.

Controle dos conteúdos e processos aplicados.
O ponto mais importante na hora de treinar uma equipe é conquistar a confiança e credibilidade do seu time. Portanto, é fundamental demonstrar controle sobre o assunto e/ou informações que estão sendo compartilhadas.Utilizar exemplos reais do dia a dia, ou da sua carreira, além do conteúdo teórico pode te ajudar neste desafio. Outra dica é se preparar antes de iniciar qualquer treinamento corporativo. Isso é fundamental para se sentir no controle quando surgirem eventuais dúvidas, além de evitar se perder na hora de abordar algum determinado tema.

Empatia para entender e sanar dúvidas.
Ministrar um treinamento para diferentes perfis de pessoas e profissionais nem sempre é uma tarefa fácil. Tornar o conteúdo e as ações práticas aplicadas interessantes e claras para uma equipe variada entre diferentes modos de aprendizado muitas vezes é um grande desafio. Simplificar e ilustrar ao máximo o conteúdo aplicado pode ajudar a aumentar as chances de retenção da sua equipe, além de reduzir as margens de dúvidas e possíveis erros de interpretação.

Dúvidas sempre irão surgir, por isso é preciso empatia para entender realmente a dificuldade apontada e dar uma devolutiva assertiva sobre ela.

O bom treinador não é aquele que tem todas as respostas, mas aquele que se empenha para sanar todas as dúvidas e que traga o engajamento dos participantes a tona.

Agilidade e resiliência.
A agilidade para perceber falhas de conhecimento comuns e individuais, além da rapidez para produzir e encontrar formas mais assertivas de se comunicar com o time é determinante para um bom treinador.
A resiliência para se adaptar aos diferentes perfis de pessoas e níveis de profissionais, além de ajustes evolutivos na sua forma de se comunicar com a equipe, é fundamental para garantir o êxito contínuo do seu treinamento corporativo.

Ter uma boa didática e persuasão.
Uma boa didática é importante para auxiliar na compreensão das informações compartilhadas, assim como maximiza as chances do seu time reter os conteúdos e processos aplicados. A facilidade de se comunicar de forma clara com a sua equipe certamente aumentará a eficiência do seu treinamento.
A persuasão para tornar o seu treinamento mais interessante é fundamental para garantir que as pessoas de fato registrem o que está sendo transmitido. Utilizar técnicas persuasivas para reter a atenção das pessoas por mais tempo pode garantir um maior aproveitamento do treinamento aplicado.

Aprimore o seu treinamento corporativo!
Precisa de ajuda para se preparar? A Escola Catalise tem diversos treinamentos para você potencializar essas e outras características essenciais para o desenvolvimento do seu time profissional! Saiba mais em escolacatalise.com.br/treinamentos-corporativos