Você sabia que é estimado que o ser humano processe em média 34 gigabytes de informações por dia? Pois é. Nesse artigo falaremos mais sobre como o Storytelling com dados pode te ajudar a processar tantas informações, e que tomar melhores decisões, sejam elas simples como virar a direita ou esquerda ou complexas como cortar orçamento de uma área da empresa, por exemplo, tomamos de 200 a 300 decisões diariamente.
Independente da área de atuação, estamos hoje cercados por dados, desde o momento em que acordamos, ligamos o waze para decidir o caminho, escutamos o noticiário com as notícias do mundo ou olhamos as redes sociais para acompanhar números de likes e seguidores: somos bombardeados por dados, números, pesquisas, etc.
Às vezes, entender e decidir parece simples e fácil. Porém, outras vezes, temos que literalmente rebobinar e pensar novamente. Sabe por que? Não é sobre o conteúdo, é sobre a forma com que a informação chega pra gente. Sobre quem é o narrador.
Se isso ocorre na vida pessoal, imagine na vida corporativa: temos que entender números de turnover, NPS, custos, produtividade, relatórios de vendas, pesquisas de consumidores, margem de produtos, margem de erro… isso falando de forma muito simples e sem se apegar a nenhuma área de atuação específica.
Não seria muito mais fácil se não nos fosse requisitada tanta carga cognitiva? Quanto mais complicada a comunicação parece, mais tempo o público acha que vai demorar para entender e menor a probabilidade de querer entendê-la.
E para você assumir o protagonismo do interlocutor e começar a apresentar dados de forma atraente apresentamos aqui o Storytelling com Dados.
Uma técnica que usa os dados para contar uma história, uma ferramenta importante para o sucesso da análise de dados que vai te ajudar a comunicar resultados de maneira clara, eficaz, intuitiva e visual.
O Storytelling com dados traz os conceitos do Storytelling (Criatividade, Engajamento, Empatia, Foco, Autenticidade, Narrativa, Personificação e Estética) com a credibilidade e confiabilidade dos dados. Afinal, precisamos utilizar recursos racionais para despertar emoções e tornar tanto as reuniões mais produtivas como as decisões mais assertivas.
“E quais vantagens na aplicação do Storytelling com dados?”
- Aumenta a sua capacidade de organizar ideias.
- Tornar você autoridade no assunto.
- Ira te oferecer maior credibilidade e convencimento.
- Aprenderá a compartilhar os resultados.
Ou seja, a aplicação do Storytelling com dados ajuda a você e a sua equipe e clientes a tomar decisões baseadas em evidências tangíveis e reais. Além disso, o conteúdo passa a conter uma vida mais longa, pois é mais fácil de ser compartilhado gerando mais engajamento e conhecimento para todos.
Ficou curioso (a)? Quer saber mais? Entre em contato com a Catalise aqui. Nossa missão é potencializar o capital humano para resultados exponenciais, conheça nossos treinamentos corporativos e de desenvolvimento comportamental em nosso menu.