Veja nesse artigo como melhorar a sua comunicação e potencializar sua influência.
Como dizia Chacrinha décadas atrás “Quem não se comunica, se trumbica.” E vamos lá, a citação segue relevante nos dias atuais!
Impressionante que em pleno século XXI um dos principais problemas que vemos nas organizações ainda seja a comunicação. Falta de comunicação, de transparência, de clareza, de intenção, desalinhamento, desentendimento, descompromisso entre tantas outras faltas e “des” que exprimem a ideia de separação e afastamento, que é o que acontece quando temos barreiras em nossa comunicação.
Os avanços tecnológicos e os novos meios de comunicação que deveriam nos aproximar, muitas vezes nos sobrecarregam e nos afastam. Deixamos de fazer o básico bem feito, aquela comunicação sem pirotecnia que funciona!
Separamos algumas dicas para que você possa melhorar a sua comunicação e, consequentemente, atingir melhores resultados!
- Crie relações de confiança
A base para uma comunicação efetiva e sem barreiras é a conexão humana pautada em confiança.
Uma pessoa não estará disposta a ouvir, entender a outra e chegar a um consenso se não confiar.
E para que você conquiste a confiança é preciso se importar pessoalmente com o outro, respeitar o seu ponto de vista, abraçar a sua própria vulnerabilidade, demonstrar empatia, ser transparente, manter os seus compromissos, entre outras coisas.
- Pratique a escutatória
Sempre que pensamos em comunicar pensamos em falar. Mas comunicação não é uma via de mão única. É um fluxo de significados, de idas e vindas, uma mão dupla.
E para que o fluxo de ideias chegue a um lugar melhor do que começou, e agregue valor para todas as partes, é preciso escutar de forma ativa o que o outro tem a dizer. Melhor ainda se você começar escutando, e, com isso, entendendo a perspectiva da outra parte, e buscando um ganha-ganha.
Essa era a base da liderança de Nelson Mandela, e os resultados falam por si se a prática é efetiva ou não.
- Fale de forma assertiva e empática
Muitas vezes temos medo de falar o que precisa ser dito. Medo de magoar, do que a pessoa irá pensar, de como irá interpretar a nossa mensagem.
E esse medo faz com que adotemos algumas posturas, muitas vezes de forma inconsciente: (1) Fugimos da conversa, (2) Falamos nas entrelinhas, (3) Falamos de forma agressiva e ofensiva… entre tantas posturas não efetivas de lidar com o problema.
Kim Scott fala sobre a empatia assertiva, que é o encontro do “importar-se pessoalmente” com o “desafiar diretamente”. Nós da Catalise! temos o bordão: “Seja firme com os fatos e doce com as pessoas.”
Fale o que precisa ser dito, com respeito pelo ser humano que está do outro lado!
- Verifique o entendimento
O que torna uma comunicação efetiva não é o que falamos, e sim como a mensagem é entendida.
E para termos certeza de que fomos entendidos da forma certa precisamos nos assegurar. Uma forma muito simples de fazer isso é pedir para a pessoa dizer o que entendeu. E quando você for o receptor da mensagem, parafrasear o que você entendeu.
Simples, prático e muito efetivo!!!
- Recapitule as decisões tomadas
Quantas vezes fazemos uma reunião, decidimos alguns pontos, e, semanas ou meses depois, fazemos outra reunião para falar das mesmas coisas?
Toda reunião que gera esclarecimentos e decisões deveria ser fechada recapitulando os pontos principais, e formalizando o que foi decidido. É importante inclusive capturar isso em algum lugar, como um Trello ou um e-mail que seja.
Isso vai impedir muitas confusões, desalinhados e retrabalhos, pode ter certeza!
Se você quer se aprofundar no tema, ou levá-lo para a sua organização, conheça nossa trilha de desenvolvimento “Comunicação e Influência”.