MENTORIA, COACHING E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

MENTORIA, COACHING E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Em algum momento da vida, todos podemos viver ciclos frustrantes onde, apesar da boa vontade e de foco, as coisas parecem estagnar. E de uns tempos para cá, métodos e ferramentas de desenvolvimento profissional foram criadas e testadas para que pudessem ajudar as pessoas a tomar decisões, manter-se motivadas e atingir seus objetivos, crescer na carreira e na vida, e a Mentoria, Coaching e a Psicoterapia poderá ajudar nesse processo.

Porem, a dúvida que surge geralmente é sobre qual caminho escolher, entender o que cada um deles pode fazer por você e principalmente, a diferença entre mentoria, coaching e psicoterapia.

Quais delas pode ser boa ou ruim para si, pro seu time, pro seu quadro de colaboradores? Difícil saber! Para isso existe um profissional que irá ajudar a conduzir da melhor maneira a tomar tais decisões, o seu coach, mentor ou psicoterapeuta.

Na prática, como funciona cada um destes processos:


Para as 3 Modalidades é de extrema importância que ocorra um primeiro contato com o profissional através de uma conversa, chamamos de “conversa de empatia”, primeiro para o profissional identificar qual a sua necessidade real e em segundo lugar ver se “seu santo bate” com o profissional.

Os 3 métodos, coaching, mentoria e psicoterapia podem ocorrer uma vez por semana, a cada quinze dias ou uma vez por mês, dependendo de cada profissional e necessidade.

COACHING
No processo de Coaching, o coach apresenta tarefas específicas para o coachee para que ele trabalhe para atingir os objetivos traçados em um tempo específico, um processo baseado no desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para alcançar os resultados planejados, cujo sucesso requer dedicação e engajamento de ambos.
Este processo pode, sem dúvida, ser uma poderosa alavanca para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo, pois pode ajudá-lo a aumentar muito o seu autoconhecimento e conduzi-lo a um elevado desempenho em todas as áreas.

Além disso, é um excelente método para reforçar seus pontos fortes, o que pode até mesmo ajudá-lo a alcançar o sucesso em suas diversas áreas da vida, de maneira sustentável e duradoura.
Dentro deste processo chamamos o profissional que irá conduzir as sessões: Coach, quem irá ser conduzido: Coachee e o processo: Coaching!

MENTORING
Agora que está claro o que é coaching e como funciona esse processo, vamos falar sobre mentoring. Afinal, o que é? Em geral, a mentoria centra-se na formação do cliente com base nos conceitos da empresa onde trabalha.
O mentor, uma pessoa experiente e com conhecimento mais avançado na área em questão, que se dispõe a ajudar no desenvolvimento de um aprendiz, também chamado de mentorado.
Um bom exemplo, é quando um colaborador assume uma nova posição na área de Marketing e tem um mentor sênior da área para ajudá-lo no processo de adaptação e conhecimentos da nova função.


Embora também possam ter um viés mais pessoal, esse processo foca na vida profissional de quem passou pelo processo de mentoria e fornece suporte para lidar com as principais dificuldades e obstáculos que podem atrapalhar seu sucesso nos negócios ao longo do tempo, ou uma situação pontual que requer mais inteligência emocional.
O mentor não precisa necessariamente ser mais velho ou mais experiente. Seu objetivo é ajudar o mentorado a refletir, obter novos insights sobre sua vida e carreira por meio de métodos, técnicas e ferramentas que primam pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento contínuo para entender melhor quem você é.


Um especialista experiente em mentoring assume a transferência de informações para jovens talentos e ajuda como mentor em assuntos pessoais gerais e relacionados à carreira.

PSICOTERAPIA
A psicoterapia tem diversas finalidades, desde te ajudar no caminho do autoconhecimento até ocupar um espaço fundamental no tratamento de transtornos. De maneira geral, a terapia serve e é importante para ajudar as pessoas a lidarem da melhor forma possível com as suas questões emocionais.
Todas as pessoas lidam de forma diferente com os grandes acontecimentos em sua vida, sejam eles bons ou ruins. Por exemplo, passar por uma fase de luto pode ser algo extremamente difícil de lidar.

Nesses momentos, ou em qualquer outro, você pode recorrer à ajuda da psicoterapia. A terapia surge como uma ferramenta que te ajuda a entender e compreender os seus sentimentos e ações.
Por isso, é muito importante ter em mente que a terapia ajuda sim a tratar transtornos como a depressão, ansiedade e outros. Mas também te ajuda a enfrentar coisas mais comuns do nosso dia a dia, como, por exemplo, troca de carreira, relacionamentos, família, estudos, entre outros.


Outro fator muito importante da terapia, é que ela te leva a praticar o autoconhecimento. Ou seja, entrar em contato com as suas emoções, entender suas limitações, quebrar preconceitos e até mesmo descobrir seu potencial e suas habilidades.

Esperamos que estas informações tenham te ajudado um pouco mais sobre esta grande dúvida que as pessoas têm em relação a estes processos.

E você sabia que aqui na Escola Catalise nós atuamos nas 3 modalidades? Se quiser mais detalhes, entrem em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT