5 dicas simples para você se manter são em momentos insanos

5 dicas simples para você se manter são em momentos insanos

Você já sentiu o coração acelerar, a mão suar e uma sensação de medo, angústia e preocupação que te fez parar para pensar: “o que está acontecendo comigo?”

Se sim, você não está sozinho!! Grande parte das pessoas sente isso com frequência, ou já sentiu algo parecido pelo menos uma vez, especialmente no último ano.

Existem variados graus de gravidade e complexidade de caso para caso, e profissionais como psiquiatra e psicólogos devem ser consultados quando essa situação acontecer com frequência. Em geral esses sintomas estão relacionados a crises de ansiedade, depressão e, nos casos mais graves, à síndrome do pânico e outras doenças que atingem nossa saúde mental.

A grande verdade é que nossas cabeças estão adoecendo, e não é de hoje.

Certamente a pandemia nos colocou diante de um dos maiores desafios que já enfrentamos, e acabou agravando a situação, mas nossas mentes já estavam padecendo há tempos. A COVID-19 só lançou ainda mais luz sobre esse grave problema que afeta todas as gerações, e fez com que a discussão deixasse de ser velada. As pessoas se sentem mais confortáveis em relatar as suas dores e dissabores, afinal, quem consegue se manter são em tempos insanos como os que estamos vivendo? Ficamos todos um pouco descompensados depois de ver nossa vida normal ruir diante dos nossos olhos.

Mas muita gente achava sua vida normal chata, monótona… achava que faltava algo, mas não sabia ao certo o quê…

Muitas vezes precisamos estar na escuridão para lembrar o valor da luz. Para muita gente a pandemia foi um despertar, uma forma de olhar para dentro, de se conhecer, se descobrir ou se redescobrir.

É claro que ficar longe das pessoas que amamos dói, aperta o coração. Pensar em perdê-las abre um buraco no chão e na mente. Sentir que não temos controle sobre nossa vida assusta. Tudo isso é verdade, é legítimo!

Mas se pensarmos apenas sobre as tragédias e a falta de controle que temos diante das situações nos afundaremos cada vez mais no buraco. Não estou dizendo que precisamos ser como Poliana, que sempre vê o lado positivo das coisas e tem um otimismo quase irreal, mas fazermos algumas reflexões e tomarmos algumas atitudes para que nossas mentes não sofram tanto!

Cinco dicas simples para você se manter são em momentos insanos:

1) Quando estiver diante de uma situação difícil se pergunte: o que essa situação traz além do aspecto negativo?
2) Quando estiver diante de algo que parece totalmente fora do seu controle se pergunte: o que eu posso fazer a respeito deste problema/ desafio?
3) Mantenha a mente aberta para o novo. Ficar preso ao status-quo só traz frustração, pois a única constante no nosso novo mundo é a mudança! Aprenda a abraçar e dançar com a mudança!
4) Coloque atenção no que estiver fazendo. Quando sua mente divagar para ruminar o passado ou tentar adivinhar o futuro, gentilmente a traga de volta ao momento presente.
5) Respire profunda e lentamente, várias vezes ao dia. Isso ajuda oxigenar nossa mente e traz sensação de leveza e bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT