Tenha mais que um trabalho, construa uma carreira!

Tenha mais que um trabalho, construa uma carreira!

Feche seus olhos por um instante, e relembre a sua trajetória profissional até aqui.

Pense em seus desafios, conquistas e superações, nos talentos que você alavancou ao longo do caminho, nas novas habilidades que foi adquirindo a cada novo projeto, nos relacionamentos construídos, no impacto que você gerou, no legado que você deixou.

E com isso em mente reflita: o que é carreira para você?

Algumas pessoas podem entender carreira como uma escalada, com um viés puro desafio e pura superação, e chegar no cume ser o mais importante. Outros podem vê-la como uma caminhada por uma linda trilha, sendo o trajeto mais importante que o destino final. Outros, ainda, podem pensá-la como uma maratona, curtindo o trajeto, e também mantendo a linha de chegada em mente.

Não existe certo ou errado! Cada ser humano é único e tem o direito de escolher como quer entender e construir a sua carreira. O importante, no entanto, é se conhecer e entender como você quer conduzir a sua carreira e o porquê quer conduzi-la desta maneira. Por exemplo, querer alcançar uma posição de liderança para ter um maior impacto é legítimo, porém querer estar no topo apenas para ter poder e status pode trazer um grande vazio existencial, levando a sérios problemas como vícios, ansiedade e estresse.

Outro ponto fundamental é entender a importância que a nossa carreira tem ou pode ter na nossa vida como um todo. Para quem quer ou precisa trabalhar, se ocupar com uma atividade que apenas pague as contas pode ser limitante e desgastante no longo prazo. Limitante dado que passamos a viver apenas nas horas livres, e essas são mais escassas que as horas produtivas, e desgastante porque a não utilização do nosso potencial mina a autoestima e capacidade de realização pessoal, trazendo um ciclo vicioso tóxico e perigoso.

Carreira é algo maior que trabalho. É a nossa trajetória única, onde usamos nossos talentos para resolução de desafios, empoderando o nosso ser e trazendo sentido para a nossa existência.

Carreira faz parte da vida, e é grande parte da nossa vida, por isso precisa ser íntegra, integrada e gerar satisfação e bem estar.

Busque o autoconhecimento, construa um plano de forma consciente e intencional e, então, acorde todos os dias determinado a tirar esse plano do papel. Tenha em mente que construir uma carreira incrível não é algo fácil, não acontece num passe de mágica, nem da noite para o dia.

É preciso esforço, determinação, disciplina e uma porção generosa de resiliência, porém vale a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT