Benefícios de um Programa de Mentoria

Benefícios de um Programa de Mentoria

Não é novidade que a Pandemia trouxe grandes mudanças para o mundo corporativo. Algumas dessas mudanças foram ótimas, como por exemplo o novo modelo de trabalho híbrido. Porém, este mesmo período fez com que todos repensassem seus propósitos, suas necessidades e prioridades. Com isso, movimentos como Quiet Quitting (fazer somente o necessário), Great Resignation (demissão em massa de pessoas que optam por saírem de seus empregos mesmo sem terem outro trabalho em vista) e a Bare Minimum Monday (Segunda-Feira Mínima – trabalhar o mínimo possível às segundas-feiras, para evitar domingo assustador) vêm tomando cada vez mais corpo nas organizações. 

A verdade é que estamos tendo cada vez menos interações pessoais nas empresas. E isso é um ponto que precisa de atenção, pois todos estes movimentos citados acima podem ser evitados, na sua grande maioria das vezes. O segredo? Ouvir o funcionário.  

Com isso em mente, a Escola Catalise! traz um novo programa em seu portfólio: O Programa de Mentoria, desenvolvido em parceria com a sua empresa. Uma fórmula já testada e comprovada!  Isso mesmo! Te ajudamos a estruturar o programa onde os mentores são os líderes da sua organização, e serão capacitados por nós a desenvolver habilidades essenciais deste novo papel, como por exemplo escuta ativa, storytelling, atenção plena, organização…. 

Acreditamos que pontos fortes podem ser potencializados e que habilidades podem ser aprendidas. Além disso, a prática de mentoring na empresa é uma ótima maneira de atender a uma outra necessidade urgente: disseminar conhecimento e potencializar talentos. Ainda em dúvida? Então dá uma olhada nestes dados que comprovam a eficiência de um programa de mentoria: 

  • 170% de aumento da capacidade de captar conhecimento organizacional antes que ele se perca. O recurso humano passa a ser cooperativo. 
  • 69% das pessoas dizem que a forma com que mais aprendem é com o líder ou com um mentor. Ou seja, aprendem na prática, vivenciando temas do dia a dia com o suporte de alguém experiente. 
  • 89% das pessoas que já foram mentoradas serão mentores no futuro. 
  • 91% das pessoas que têm um mentor se dizem satisfeitas com o trabalho. 

Fonte: Global Leadership Forecast 2018. 

Se um colaborador tem a oportunidade de escolher um mentor, ele fica mais aberto para aprender. Além disso, todos os movimentos citados no começo deste artigo podem ser evitados com conversas significativas sobre carreira. Não estamos aqui descartando o papel do líder, mas um programa de mentoring pode trazer trocas de experiências entre áreas de trabalho diferentes também.

Afinal, quando se fala de mentoring, se fala do contexto da organização como um todo. 

No Programa de Mentoria desenvolvido pela Escola Catalise! o mentor usa a sua expertise e credibilidade para potencializar o que cada talento tem de melhor. Trata-se de  uma relação de confiança, que gera proximidade para cooperar e aumenta o engajamento do time.

Desenvolvemos habilidades nos mentores e também realizamos o acompanhamento dos mesmos, com encontros pontuais durante a jornada. 

Que tal estruturar o programa de mentoria na sua organização? Nós te ajudamos! Fale conosco em um de nossos canais de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT