Educação corporativa: o que é quais e quais os seus benefícios.

Educação corporativa nas empresas: o que é, benefícios

A educação corporativa pode ser definida como um conjunto de estratégias de ensino que tem por objetivo melhorar a gestão de pessoas, gestão dos conhecimentos que a corporação já possui e também visa atingir melhores resultados do negócio.

Sendo hoje uma prática super positiva tanto para os colaboradores quanto para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado, já que isso envolve o que faz qualquer companhia evoluir valorizando o seu capital humano.

As empresas que já se deram conta de que não adianta investir em tecnologia, maquinário, etc se o capital intelectual individual não estiver alinhado com os objetivos e propósitos da sua organização. Sendo assim, a educação corporativa vem ganhando espaço a cada dia dentro das empresas para ajustar esses dois pontos.

Para assimilarmos melhor como a educação corporativa pode beneficiar o seu negócio, separamos abaixo alguns exemplos:

Desenvolvimento de novas skills nos colaboradores.

Com as estratégias de educação corporativa que envolvem tanto cursos, quanto palestras e treinamento, as pessoas que fazem parte da empresa podem desenvolver novas habilidades e competências.

Todas as ações da educação corporativa são voltadas para o desenvolvimento de capacidades que possam agregar em diferenciais para o negócio. Isso contribui tanto para que os colaboradores aprendam conteúdos que são realmente relevantes para a evolução profissional deles, quanto para o negócio no qual estão inseridos.

Maior engajamento de times

Quando os colaboradores notam que as empresas estão investindo neles, sentem que a empresa os valoriza com esse investimento. Com isso, eles tendem a se dedicar mais ao trabalho, a ter atitudes mais engajadas e a se sentir mais motivados. Esse sentimento eleva os resultados organizacionais e consequentemente melhora também o relacionamento entre colaboradores e empresa.

Formação de novos líderes

Para formar bons colaboradores é preciso ter lideranças capazes de inspirar e de transmitir conhecimento. Por isso, a educação corporativa atua também como uma forma de criar e capacitar as lideranças, com o objetivo de que elas estejam aptas para contribuir com conhecimentos técnicos e comportamentais para toda a equipe.

No desenvolvimento da liderança, o conhecimento parte do topo da pirâmide organizacional para a base, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos do negócio.

Melhoria no dia a dia da empresa.

Com a educação corporativa é possível desenvolver habilidades pessoais nos colaboradores, como gestão de tempo, relacionamento interpessoal e comunicação. Tudo isso contribui para uma melhora considerável do clima organizacional, levando resultados efetivos para as organizações.

Absorver talentos

Quando a empresa investe em seus colaboradores, ela diminui o índice de turnover e o de absenteísmo. Aos poucos, ela passa a construir uma equipe com os melhores profissionais do mercado, e isso também pode ser visto como um grande diferencial competitivo.Com uma empresa que possui a educação corporativa implantada, é possível atrair mais profissionais que estão à procura de oportunidades.Vale lembrar que a retenção de talentos está relacionada a muitos outros fatores, No entanto, a educação corporativa é uma forte aliada para que as pessoas permaneçam na organização.

Alinhamento entre objetivos pessoais e organizacionais

Ao praticar a gestão do conhecimento da educação corporativa, os objetivos da empresa vão de encontro com os objetivos individuais de cada colaborador, de maneiras que a relação se torna mais transparente e a produtividade aumenta.

Vantagem competitiva

Diante de tantas vantagens que vêm da educação corporativa, a empresa ganha muito em relação aos seus concorrentes, pois com funcionários mais capacitados e motivados, é possível entregar melhores serviços e produtos.

Tomadas de decisão mais eficientes

Ao deixar sua equipe bem preparada para enfrentar os diversos desafios do mercado e capacitada para realizar suas tarefas com excelência, ela estará mais segura para realizar decisões importantes, assim como estará mais aberta à mudanças e inovações.

Entre outros.

Viu só como a educação é um mecanismo importante para a valorização dos colaboradores das empresas? Nós da Escola Catalise possuímos uma grande expertise na transformação de empresas e colaboradores a 35 anos. Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo semanal aqui no blog.